Relatório TP3



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – GESTAR II
Professoras Formadoras: Nara Caetano Rodrigues
Professora Tutora: Maristela Salete Pires de Lima
Município Sananduva
Oficina : 3

Relatório - Atividade da unidade 9 TP 3

               A Oficina da Unidade 9, seção 1,2 e 3 realizou-se no dia 15 de março, na sala da Câmara de vereadores com início às 13h e término 17 horas .

Rotina da 3ª Oficina

·        Apresentação da Dinâmica: 20 minutos
·        Trabalho em grupo; 90 minutos
·        Intervalo:  10minutos
·        Discussão da unidade 9, seção 1,2 e 3; 120 minutos
                       Iniciei a oficina com uma dinâmica na qual os participantes teriam que desenvolver as habilidades de expressão oral, persuasão, criatividade.
                      Primeiramente convidei os participantes para fazerem um circulo, expliquei a atividade a ser realizada. Então, entreguei um balão para cada cursista, Na sequência solicitei que enchessem seus balões, ”descarregando” dentro deles, todos os sentimentos negativos que impedem uma boa comunicação: impaciência, incapacidade de ouvir, etc... e que após cheios e fechados, todos os balões devem ser colocados no chão.
                    Instrui os participantes que cada um deveria escolher o balão de sua cor de preferência, os que escolheram a mesma cor fizeram grupos e deveriam elaborar e realizar uma apresentação, aos demais, sobre a cor que escolheu.
                  Cada apresentador fez sua apresentação depois o grande grupo escolheu quem argumentou melhor a sua escolha.
                 Ao concluir as apresentações, convidei o grupo para debater sobre a importância destes atributos nas tarefas do dia a dia e como cada um pode desenvolver melhores competências em criatividade, persuasão e comunicação interpessoal.
                Após a dinâmica realizei uma proposta de trabalho em grupos com objetivo de tornar a oficina mais atraente na apresentação da unidade 9. Solicitei aos participantes que fizesse três grupos. Entreguei um envelope para cada grupo, o qual tinha o número da seção que o grupo deveria trabalhar, realizando a seguinte atividade: destacar aspectos relevantes da seção, discutir avançando na prática. Deveria usar da criatividade para apresentação ao grande grupo.
               Na apresentação dos grupos surgiram muitas sugestões para realização do Avançando na Prática, troca de experiências, inquietações, pois como iriam desenvolver as atividades do gestar de acordo como as matrizes de habilidades e competências? E o plano de trabalho? Como sugestão numa oficina iríamos trabalhar com matrizes de habilidades.
               Apesar de os cursistas acherem que é muito trabalho para ser desenvolvido dentro do programa, o resultado da oficina foi muito bom.